domingo, 20 de junho de 2021

Figueira da Foz - Para avivar saudades


Paisagem vista da janela da nossa sala

Lita na hora do descanso na  Feira das Velharias

Cumprir as regras do Covid-19
Serra verdejante

Marina com ponte à vista

Abrigo da Montanha - Restaurante que deve abrir no Verão

Farol do Cabo Mondego

Menino já treina na Marina

Ontem, sábado, foi dia de visitar a Figueira da Foz, cidade e região a que me ligam vivências que perduram desde o ano 2000. Por ali passei temporadas, todas marcantes e descontraídas porque relativamente afastado dos quotidianos de trabalhos e canseiras assumidos com consciência e entusiasmo ao longo da minha vida ativa. A idade e as forças assim o permitiam e eu até gostava de me sentir útil ao mundo em que me integrava com empenho.
Com o quebrar das forças e do ânimo e com o entusiasmo a ficar para trás, a Figueira da Foz seguiu o seu caminho com pernas que eu já não tenho para a acompanhar neste entardecer  da vida, que só Deus sabe quando terminará. Mas ontem estive na Figueira da Foz com a Lita, graças ao apoio do nosso filho Fernando. Foi muito bom.
Deambulámos um pouco ao sabor da maré, com marina e ponte à vista, em dia de Feira de Velharias, tão ao gosto da Lita. Almoçámos num restaurante conhecido, onde predomina o peixe, e depois do necessário descanso, impunha-se a visita à Serra da Boa Viagem com os seus miradouros a levarem-nos muito longe, apesar das neblinas nos perturbarem a visão de paisagens mais expressivas. Mas o que ainda pudemos ver mereceu o nosso entusiasmo. 
Não sabemos quando será possível repetir a visita. Sei apenas que jamais me cansarei daquela terra e da sua serra verdejante, que proporciona viagens reconfortantes.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário