sábado, 22 de maio de 2021

AVEIRO: Os primeiros Diáconos Permanentes

Ilustração de Jeremias Bandarra

Pelicano
No dia 22 de Maio de 1988, os primeiros diáconos permanentes de Aveiro foram ordenados na Sé, por D. António Marcelino, estando presente D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo Emérito. Completam-se hoje, portanto, 33 anos. Foram eles José Joaquim Pedroso Simões, da Gafanha da Nazaré; Daniel Rodrigues, da Glória; João Afonso Casal, da Glória; Manuel Fernando da Rocha Martins, da Gafanha da Nazaré; Luís Gonçalves Nunes Pelicano, da Palhaça; Fernando Reis Duarte de Almeida, de Óis da Ribeira; Afonso Henriques Campos Oliveira, de Recardães; Augusto Manuel Gomes Semedo, de Águeda; e Carlos Merendeiro da Rocha, da Gafanha da Nazaré. 



Afonso
Destes, já partiram para o seio de Deus, ficando nós com muitas saudades dos seus exemplos de amor e dedicação à Igreja: Daniel Rodrigues, João Afonso Casal, Fernando Reis Duarte Almeida, Augusto Manuel Gomes Semedo e Carlos Merendeiro da Rocha.
Recordo, com a serenidade possível, o tempo de preparação e estudo, os convívios e conversas, as orações partilhadas e os entusiasmos com que enfrentámos as tarefas que nos foram atribuídas, numa Igreja ainda não habituada a perceber a função dos diáconos permanentes na vida das comunidades. Mas tudo se compôs e novas ordenações de diáconos permanentes foram surgindo, para servir, segundo o exemplo dos diáconos da Igreja nascente.

Simões
Evoco, com que saudade!, os que já regressaram ao aconchego maternal de Deus: Daniel Rodrigues, João Afonso do Casal, Fernando Reis Duarte de Almeida, Augusto Manuel Gomes Semedo e Carlos Merendeiro da Rocha.
Evoco, também, os Bispos que assumiram a nossa escolha e ordenação, D. Manuel de Almeida Trindade e D. António Marcelino, bem como os que contribuíram para a nossa formação, cujos nomes não cito para não correr o risco de deixar no esquecimento alguns. Cabe aqui uma palavra sentida por D. António Francisco, um bispo próximo e compreensivo, que Deus chamou a si tão cedo. E outra ainda para o atual Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, cujo dinamismo e serenidade aprecio.

Fernando 
Saúdo os diáconos permanentes do meu grupo que permanecem ativos, cada um à sua maneira, numa Igreja que aposta em servir os homens e mulheres, jovens e crianças, de todas as idades, e com quem me encontro com alguma frequência. Mas ainda os que constituem o corpo diaconal da Diocese de Aveiro, que prestam um inestimável serviço ao povo de Deus neste recanto do nosso país, procurando  todos vivenciar, no dia a dia, nos ambientes de trabalho, sociais, culturais e outros, os ensinamentos de Jesus.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário