sexta-feira, 26 de março de 2021

Rádio Terra Nova iniciou emissões oficiais há 32 anos

Em 26 de Março de 1989, num domingo de Páscoa, a Rádio Terra Nova (RTN), já com alvará e com as exigências legais aprovadas, reiniciou as suas emissões, assumindo um projeto voltado para as realidades culturais, sociais, desportivas e outras das comunidades envolventes, num raio de ação que, na altura, atingia os 50 quilómetros.
Adotou o nome Terra Nova, não só em homenagem a quantos viveram a saga da Faina Maior — Pesca do Bacalhau — nos mares do mesmo nome, mas ainda por refletir o sonho de quantos apostam numa terra nova, no respeito pelo progresso sustentado e pelos direitos humanos.
A sua programação aposta na informação regional e nacional, juntamente com uma cuidada escolha musical. Há, presentemente, os mais diversos programas que podem ser seguidos um pouco por todo o mundo, graças aos meios audiovisuais.
Com estúdios centrais na Gafanha da Nazaré, em espaço cedido no Centro Cultural (hoje Fábrica das Ideias) da nossa terra, emite em FM 105.0Mhz, para os concelhos de Ílhavo, Aveiro, Vagos, Estarreja, Murtosa, Ovar, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Oliveira do Bairro, Anadia, Cantanhede e Mira.
Estas consideração, mais ou menos alinhavadas, foram escritas por mim há 11 anos, mas julgo que o essencial se mantém atual. Porém, uma rádio, como os demais órgãos de comunicação social, tem de estar em permanente caminhada de renovação.
Hoje, sinto ser minha obrigação sublinhar esta data para felicitar quantos a dirigem a nossa rádio e nela trabalham, com destaque para Vasco Lagarto, que desde a primeira hora tem sido a alma da RTN.

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário