quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Dia Mundial do Doente



Celebra-se hoje, 11 de Fevereiro, o Dia Mundial do Doente, instituído naquele dia e mês de 1992 pelo Papa João Paulo II. Na carta que o saudoso Papa João Paulo II publicou, refere que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.
Para além das celebrações promovidas pela Igreja Católica, é de supor que todos, crentes ou não crentes, devemos olhar para os doentes, sejam eles familiares, vizinhos ou conhecidos, com o espírito de apoio a vários níveis.
Na sua mensagem, para este dia, o Santo Padre lembra que a atual pandemia “colocou em evidência tantas insuficiências dos sistemas sanitários e carências na assistência às pessoas doentes. Viu-se que, aos idosos, aos mais frágeis e vulneráveis, nem sempre é garantido o acesso aos cuidados médicos, ou não o é sempre de forma equitativa”. E tudo isto nos deve alertar e mobilizar para  cooperarmos  com as instituições e famílias, no sentido de ajudar quem está a sofrer. 
Sabemos que num tempo como o que estamos a viver, padecendo,  direta ou indiretamente, os efeitos da pandemia, será muito difícil visitar quem precisa das nossas palavras ou ações fraternas, mas um simples telefonema pode ser muito oportuno.
Os crentes podem em qualquer altura dirigir a Deus uma simples oração por todos os que sofrem no corpo e na alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário