segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O Inverno já chegou



No dia aprazado pelos astros, chegou o Inverno, que se prolongará até Março. Nesta quadra, a chuva, o vento e o frio são reis. Reis que abusam da nossa paciência, embora a natureza precise deles, se vierem comedidos. Não é verdade que noutras estações do ano o tempo tantas vezes não agride gente e natureza? 
Com o Inverno estou mais por casa e como eu muitos outros da minha idade. Será um tempo de opções voltadas mais para dentro e para os que nos estão mais próximos. O crepitar do lume na salamandra ou no salão de sala, que aquece a alma e o corpo, dá um certo prazer à vida, suscitando conversas que a dispersão dos dias quentes e luminosos nem sempre nos permitem estar, falar e ouvir. No fundo, será uma compensação natural que devemos aproveitar. 
Estar dentro de casa no sossego dos dias invernosos tem o seu quê de poético que nos alimenta o dia a dia e nos faz sonhar com a Primavera que já está a fazer as malas para se pôr a caminho. 
Um dos meus passatempos preferidos assenta na leitura, que, sendo hábito diário, se torna mais apetecida em dias desagradáveis. E como tenho tanto que ler, posso estar tranquilo. Nem saídas nem despesas estão nas minhas preocupações neste momento escuro e chuvoso. 
Bom Inverno para todos, isto é, que chova quanto baste, que haja frio com moderação e até que o vento zuna para nos dizer que existe, afastando a pandemia que espreita a hora de nos atacar.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário