sábado, 5 de dezembro de 2020

A NOSSA GENTE: Pe. JOÃO VIEIRA RESENDE

 Primeiro pároco da Gafanha da Encarnação

João Vieira Resende nasceu em Vale de Ílhavo, a 7 de março de 1881. Filho de João Vieira Resende e de Ana Vieira dos Santos, agricultores, não sendo por isso de estranhar os relatos que referem que se dedicou à agricultura e à apanha do moliço na Ponte de Água Fria, na Vista Alegre. 
Da sua formação académica consta a frequência no Seminário de Coimbra. A 22 de dezembro de 1906 foi ordenado presbítero pelo Bispo D. Manuel Correia de Bastos Pina, celebrando a sua primeira Missa no dia 29 desse mesmo mês no Convento das Ursulinas. 
Foi pároco em diversas localidades como a Gafanha da Nazaré [?], Ouca, Ermida e Vila Verde, até que em 1921 foi nomeado para a Paróquia de Vagos. 
A 10 de novembro de 1928 foi fundada a nova freguesia da Gafanha da Encarnação, sendo João Vieira Resende nomeado como seu primeiro pároco. Ali permaneceu durante 20 anos, contribuindo para o crescimento da freguesia, reorganizando a Irmandade do Apostolado de Oração e construindo importantes infraestruturas que ajudaram ao progresso daquela localidade. 
Além da atividade religiosa, dedicava-se à investigação histórica, sendo autor de inúmeros artigos e estudos, dos quais se destaca Monografia da Gafanha, uma obra que se revela um importante estudo etnográfico e histórico desta região, com a sua primeira publicação em 1938. Em 1944 foi realizada uma segunda edição prefaciada pelo Professor Orlando Ribeiro. Publicou também outros artigos em jornais, como O Ilhavense, Arquivo de Aveiro destacando-se as rubricas - Alminhas, Figuras Notáveis da nossa terra e a Ponte de Almear. 
No final da vida, já com a saúde bastante debilitada, regressou a Vale de Ílhavo onde passou a residir em casa de familiares. Faleceu, na sua terra natal, a 13 de outubro de 1959, com 78 anos, após internamento hospitalar. Encontra-se sepultado no Cemitério de Vale de Ílhavo. 

NOTA: 

1. Este texto foi publicado na revista “Viver em... da CMI”, referente a Dezembro, por iniciativa do Centro de Documentação de Ílhavo - Câmara Municipal de Ílhavo. 
2. O estudo deste topónimo, levado a cabo pelo CDI, integra-se no projeto “Se esta rua fosse minha”; 
3. Na Gafanha da Encarnação encontramos a Rua Padre Resende, com início na Rua Entrecampos e término na Rua de Ílhavo. Noutros tempos foi apelidada de Rua João Félix. 
Nesta localidade encontramos também a Travessa homónima (Ata CMI n.º 40/1998, de 23 de dezembro), que entre 1995 e 1998 se denominava de Rua do Bravo

Sem comentários:

Enviar um comentário