quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Dia Mundial da Terceira Idade


Celebra-se hoje, 28 de Outubro, o Dia Mundial da Terceira Idade. Terceira idade é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No meu caso, já lá cheguei há muito, quer Portugal seja considerado um país em fase de desenvolvimento quer seja um país desenvolvido. Outras classificações avançam com uma nova fase, a da Quarta Idade, que se estende desde os 78 anos até aos 105. Por esta classificação, eu já lá estou há quatro anos e espero chegar, se Deus quiser, até ao fim da tabela. 
Estas celebrações têm muitas razões de existir, ou não fossem os velhos uma realidade concreta, em fase contínua de crescimento,  que aponta para a atenção que nos devem merecer os idosos, que são as pessoas que passam mais tempo sozinhas. Não direi abandonadas, embora as haja, mas esquecidas, por força das ocupações profissionais e outras dos seus descendentes. 
Os mais novos têm de trabalhar, residem muitas vezes longe dos seus pais e avós, podem ter preocupações económicas, sociais, familiares, recreativas, políticas e culturais, ficando realmente com todo o tempo tomado. E os velhos (não devemos ter medo da palavra) ficam nos seus cantos à espera que alguém apareça para um dedo de conversa, uma palavra de conforto, um sorriso reconfortante, uma compra urgente, uma ida ao médico. 
Espero que os meus amigos não comecem a pensar que me estou a queixar. Nada disso. Eu e a Lita estamos bem, vamos às compras, ao médico, à farmácia, cozinhamos sem pressas, lemos, escrevemos, conversamos, rezamos, rimos e brincamos, apreciamos as galinhas no quintal, os passarinhos que cantam, os gatos que brincam e comem petiscos especiais [a Lita não lhes falta com nada], dormimos a sesta se nos apetecer, telefonamos aos familiares, enviamos e-mails e respondemos a outros, recordamos a vida passada e sonhamos com a futura até Deus querer. Por mim, ficaria ainda por aqui uns bons anos por me sentir lúcido e capaz de cuidar de mim e da minha Lita, se tal for preciso. E ela, com a sua genica, também não está com pressa de partir. 
Uma saudação especial aos velhos da nossa idade. E aos mais novos recomendo que olhem para os seus pais e avós. Vejam se eles estão bem. Procurem visitá-los e se estiverem longe, usem o telefone ou as novas tecnologias da comunicação. Não se esqueçam que um dia ocuparão os seus lugares. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário