quarta-feira, 28 de outubro de 2020

FORTE DA BARRA vai avançar para nova vida


«Uma sociedade imobiliária sediada na zona de Coimbra, com actividade no sector hoteleiro, é a escolhida para a concessão do antigo Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo.
A assinatura do contrato será feita, esta quarta-feira, na sede do Porto de Aveiro, numa sessão agendada para as 14:30, com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
O concurso de concessão do antigo Forte da Barra, propriedade do Porto de Aveiro, é pelo prazo de 50 anos e, no caderno de encargos, previa uma renda mínima anual de 6.444 euros.
O edifício deverá ser reconvertido para estabelecimento hoteleiro como cerca de 50 quartos, alojamento local ou outro projeto de vocação turística.»

NOTAS:

1. Texto e Foto da Comunidade Portuária;
2. Há anos que se fala do aproveitamento do Forte Novo ou Castelo da Gafanha para novos desafios de utilidade, sem que a sua história fique esquecida. A continuar como até ao presente, o Forte da Barra, como também é conhecido, acabaria por cair no esquecimento e na degradação, porque a manutenção das estruturas tornar-se-ia incomportável. Ainda bem. Estamos ansiosos  por ver o início dos trabalhos e a obra que ali vai nascer. 

1 comentário:

  1. Não podemos esquecer o papel interventivo da ADIG, como associação que mobilizou a comunidade para aprofundar o entendimento sobre a importância do património edificado da Gafanha da Nazaré.
    Sem desmerecer as preocupações de vários sócios e outras pessoas interessadas no bem dos espaços que a todos pertencem, lembro particularmente o Professor Júlio Cirino (e trato-o desta forma, porque também me ensinou o que é o verdadeiro desporto). Foi dos últimos presidentes daquela associação a verbalizar, sem rodeios, a imperiosa necessidade de proceder a obras de consolidação das antigas instalações da JAPA, apresentando propostas de revitalização do farol e do espaço envolvente, para aproveitamento turístico.
    A bem do que precisamos que fique bem.

    ResponderEliminar