quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Frederico de Moura

A propósito de um texto que publiquei no meu blogue sobre o gafanhão e as dunas, da autoria Frederico de Moura, recebi um comentário de Senos da Fonseca em que me corrigiu, por ter dito que o referido autor era de Vagos, quando teria nascido em Ílhavo. Confirmou, no entanto, que exerceu medicina em Vagos. 
Depois de consultar um dos seus livros, “Pulso Livre”, fiquei então a saber que Frederico de Moura nasceu em 28 de Fevereiro de 1909 na freguesia da Vera Cruz, Aveiro, onde permaneceu até aos 5 anos, altura em que a família se mudou para Ílhavo, onde passou a viver. Depois, sim, é que se fixou em Vagos como médico. 
Porém, as suas ligações a Ílhavo mantiveram-se, tendo assumido as funções de diretor do Museu Marítimo e Regional de Ílhavo. 
A propósito das relações de amizade com Miguel Torga, Senos da Fonseca sublinha que ouviu, daquele multifacetado escritor: — Este Frederico, se trabalhasse, como eu, a escrita era um escritor que eu leria diariamente. De facto, a escrita de Frederico de Moura, dura, logo a seguir afeiçoada, forte e lúcida, penetra e impressiona... » 

F. M. 

Nota: Ver comentários aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário