quarta-feira, 3 de junho de 2020

"Igreja Aveirense" - Um retrato da Diocese

Tive o privilégio de assistir ao nascimento da revista Igreja Aveirense no seio da Comissão Diocesana da Cultura. Trata-se de uma revista de publicação semestral com 15 anos de existência, tendo como diretor o Pe. Georgino Rocha, desde a primeira hora. Cada número apresenta-se como retrato, tão fiel quanto possível, da vida da Diocese de Aveiro, abarcando todos os seus setores, sem esquecer as paróquias e as suas mais relevantes iniciativas pastorais e não só. 
Em lugar de destaque e a abrir está sempre um capítulo dedicado ao nosso Bispo, D. António Moiteiro,  sublinhando-se tudo o que de importante fez no semestre, a partir de Mensagens, Cartas e Notas Pastorais, Homilias, Nomeações e Visitas Pastorais, entre outras informações e referências. 
A revista publica, nas suas 309 páginas, sinais concretos da vida de instituições de ensino e cultura, de associações, movimentos e obras laicais, da vida consagrada e do santuário diocesano de Schoenstatt, que celebrou 40 anos da sua construção. 
No capítulo da homenagens, o destaque vai para o espaço museológico Cónego Póvoa dos Reis, no Seminário de Coimbra, e para o centenário do nascimento de Monsenhor Amílcar Amaral. Em memória de... salienta-se o falecimento do diácono permanente Fernando Reis, um diácono solícito que já está no seio de Deus. Raul Duarte Mira, primeiro vigário geral da restaurada Diocese de Aveiro, foi recordado como Pessoa Notável. 
Como nota final, ocorre-me sublinhar a importância da revista Igreja Aveirense para a formação dos católicos, sejam eles clérigos, consagrados ou leigos, pelo extenso manancial de material que proporciona. A revista, de edição reduzida, está ou deve estar em todas as paróquias e departamentos diocesanos. As assinaturas podem ser requeridas à Comissão Diocesana da Cultura. 

F. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário