Singela homenagem ao grande Camilo |
Dia Mundial do Livro celebra-se hoje, 23 de abril, com o objetivo de sublinhar a importância da leitura e de lembrar que os livros são fontes extraordinárias de formação, informação e cultura.
Como leitor diário, não ficaria de bem com a minha consciência se não alertasse os meus amigos para a mais-valia que os livros representam na minha formação a diversos níveis. Ajudam-me a compreender o mundo, a aceitar o pensar e o agir das pessoas pela positiva, a valorizar a sensibilidade criativa dos poetas e romancistas, a descobrir o trabalho incansável dos historiadores, a perceber a oportunidade e cultura de cronistas, a aceitar a capacidade de síntese dos contistas, a saborear a espiritualidade dos místicos, contemplando-me com a arte, enfim, de todos os que, com paixão, me brindam com livros que ocupam cantinhos especiais das minhas estantes.
Não seria preciso dizer que há livros que me marcaram para a vida, que outros mereceram o caixote do lixo, que vários me deram alegrias, que bastantes me comoveram, que outros me fizeram pensar imenso, que tantos me desiludiram, mas faço-o para mostrar a minha convicção.
Os livros são, realmente, os nossos grandes amigos: São pacientes, disponíveis, silenciosos, fontes de saber, generosos, sempre jovens mesmo quando antigos, mas ainda são conselheiros prudentes e inspiradores.
Fernando Martins