sábado, 14 de dezembro de 2019

Pela Positiva completou 15 anos de vida


O meu blogue nasceu há 15 anos. Parece que foi ontem, mas estou no 15.º inverno na blogosfera. 
Tinha posto fim a uma vida de jornalismo com responsabilidades desgastantes em agosto de 2004, admitindo que era tempo de viver mais tranquilo, mas enganei-me. Em dezembro do mesmo ano, reconheci que tinha cometido um erro. E quando comecei, nos tempos livres, a lidar com a Internet, topei com a blogosfera, nomeadamente, o blogue de Pacheco Pereira — ABRUPTO. Tanto bastou para me entusiasmar. Desabafando com alguém, recebi como conselho que os blogues eram para gente nova. 
Um dia, José Carlos Sá, jornalista, questionou-me: Está mesmo interessado em criar um blogue? A minha resposta saiu pronta: — Estou. 
José Carlos Sá estava sentado com o PC à sua frente. E disse-me:— Vamos criar então um blogue para si. 
Registou o meu nome e o meu e-mail. Fui respondendo a algumas questões e a dada altura José Carlos faz-me a pergunta sacramental: — Nome para o blogue… 
Fiquei a olhar para ele e perante o meu silêncio ele repete a pergunta. E eu, instintivamente, disse: Pela Positiva… e acrescentei que andava cansado do mundo negativo de muita comunicação social. 
Quando ele concluiu o registo do Pela Positiva, sublinhou: — Agora já pode começar… 
Em casa, escrevi a minha primeira mensagem:

«Propósito 

O meu propósito, a partir de hoje e neste espaço, situa-se na linha dos que apostam, no dia a dia, num mundo muito melhor. Não simplesmente pelo protesto, que será sempre a via mais fácil e menos estimulante, mas fundamentalmente pela defesa do bem, do belo, dos afetos, em suma, dos valores que enformam a nossa civilização. 
Pela Positiva vai ser o meu lema de todos os dias, quer na análise dos mais diversos acontecimentos, quer pela divulgação do que vou lendo, quer pela defesa do que vou refletindo, quer, ainda, pela partilha de gestos, porventura ignorados ou marginalizados, que são matriz de uma sociedade mais justa e mais fraterna. De bom grado se aceitam sugestões, desde que venham pela positiva.» 

Obrigado, meu caro amigo, pelo primeiro passo que me ajudou a dar no mundo da blogosfera. E como vê, a ajuda foi tão importante que ainda continua a marcar os meus dias, 15 anos depois. Um abraço com votos de  saúde e otimismo.

Fernando Martins

1 comentário:

  1. João Alberto Roque16/12/2019, 00:46:00

    Um serviço público de inegável valor, com a qualidade a que há muito nos habituou. Parabéns e que continue por muitos anos a animar-nos com a sua visão "pela positiva".
    Um abraço.

    ResponderEliminar