Raul Marçal Brandão |
Há dias tive o prazer de conversar com um conterrâneo nosso, Joaquim Soares, sobre temas relacionados com a nossa terra e região, de que é um estudioso apaixonado. Veio à baila uma célebre foto que circula nas redes sociais, que, segundo se diz, retrata uma viagem de Raul Brandão, jornalista e escritor conceituado, à praia da Barra, com farol à vista.
Na altura da sua visita tive a oportunidade de sublinhar que, segundo o que tenho lido de Raul Brandão, nunca vi nos seus escritos qualquer referência ao nosso Farol, o mais alto de Portugal, apesar de o escritor ter andado pela Ria de Aveiro, de que fez inúmeros registos de uma beleza ímpar. E não viu o Farol? Parece que não… ou então não lhe achou graça nem importância, o que é estranho.
Pois o Joaquim Soares fez pesquisas e chegou à conclusão de que a foto se refere a Raul Marçal Brandão que viria a ser vereador da Câmara Municipal do Porto, adiantando que teria visitado a Praia da Barra em 1909, mas não a Raul Brandão, escritor com lugar de destaque no Jornalismo e na Literatura.
Muito obrigado, meu caro Joaquim Soares, pela partilha.
F. M.
NOTA: A foto foi editada por Joaquim Soares.