segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Dia de São Martinho com castanhas e vinho

A Lita à espera das castanhas... há um ano
Dia de São Martinho é dia de castanhas e vinho. Manda a tradição que, no meu caso, vem desde a juventude. Era minha mãe quem se lembrava do ditado e nos seduzia para as castanhas assadas. E que bem elas nos sabiam, assadas então nas brasas, em ambiente doméstico. Mais tarde, quando andei por Aveiro, é que apreciei os/as assadores/as de castanhas. No ano passado, encontrei esta...
E agora, um ano depois, mesmo na véspera do santo mais associado às castanhas, às quais temos de sacar a capa para as podermos comer, tal como fez São Martinho que, segundo a lenda, deu a sua a um pobre cheio de frio, já comi castanhas que devem dar, pela minha saúde, para toda a época.
Bom apetite, que as castanhas, pelo que já testemunhei, são de excelente qualidade. Eu bebi jeropiga, mas os meus amigos podem optar por outra bebida qualquer.

F. M. 

Sem comentários:

Enviar um comentário