terça-feira, 10 de setembro de 2019

Festa em honra da Senhora dos Navegantes

14 e 15 de Setembro



Depois das festas em honra da nossa Padroeira, Nossa Senhora da Nazaré, a paróquia volta a animar-se, 15 dias depois, agora com as festas de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada na igreja do Forte da Barra. Destaca-se nesta festa a já célebre procissão pela Ria de Aveiro que atrai muita gente de perto e de longe, não só para honrar a Senhora da devoção dos homens do mar e da laguna, bem como suas famílias, mas também para participar e apreciar as múltiplas embarcações engalanadas que se incorporam na procissão, com passagem obrigatória pela terra de São Jacinto e da Senhora das Areias, que aplaude e venera a Senhora dos Navegantes, também sua, como povo profundamente ligado ao mar e à ria.
Os festejos são uma organização do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, contando com os apoios de diversas entidades particulares, religiosas e oficiais, nomeadamente, do Porto de Aveiro e  Autarquias, mas ainda da paróquia de Nossa Senhora da Nazaré, sem os quais tudo seria muito difícil de levar a cabo com a dignidade habitual.
Destas festas, importa destacar a procissão lagunar com início marcado para as 14 horas, estando previsto o desembarque pelas 16h30 no Forte da Barra, seguindo-se a Eucaristia junto à igreja daquele lugar da Gafanha da Nazaré, fulcro de toda a devoção a Nossa Senhora e ao Senhor da Vida, que não deixará de ouvir as preces dos fiéis católicos, em especial homens do mar e seus familiares.
O Festival de Folclore que faz parte destas festas dedicadas à Senhora dos Navegantes conta este ano com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Aguçadoura (Póvoa do Varzim), Rancho Folclórico do Centro Recreativo e Desportivo do Fial (Albergaria a Velha) e Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, que tudo organiza, desde a restauração desta festa com procissão pela Ria.
A organização espera que os proprietários de barcos se associem para, com a sua participação, tornarem a festa mais vistosa e atraente para quem nos visita.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário