sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Dia Mundial do Turismo — "Turismo e emprego: um futuro melhor para todos".

Santuário de Schoenstatt - Gafanha da Nazaré

Restauro das termas - S. Pedro do Sul 
O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro, fundamentalmente para lembrar  a  importância das viagens e o seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas que possam ser realizadas em vários países do mundo. Confesso que não sei se hoje, em Portugal, por exemplo, haverá qualquer ação nesse sentido. Pelo sim pelo não aqui me pronuncio porque acho que muitos de nós, com mais ou menos posses, ainda podemos fazer turismo, nem que seja à volta de casa, sem riscos de gastar mundos e fundos, para além de algumas reservas (se as houver, naturalmente) guardadas expressamente para conhecer outras terras e gentes. 
Eu gosto imenso de viajar, mas a saúde nem sempre me dá autorização para isso. Fico por perto que é mais seguro. E não corro riscos de dar trabalhos aos meus familiares. 
Há muitos anos acalentei sonhos de viajar até Roma não apenas para ver o Papa, de contemplar a Terra Santa, seguindo os passos de Jesus Cristo, de visitar o Brasil e outros recantos da América Latina e tantas outras paragens que viajantes por profissão ou por prazer relatam na comunicação social e que eu sofregamente leio.
Ficando por aqui, de vez em quando dou um saltinho com a Lita, mantendo no horizonte o rasto luminoso e cadenciado do Farol ou o cheiro a maresia. E nem Portugal conheço como gostaria de conhecer. E como nota final, aqui fica exarado que já não vou a Lisboa há nove anos. Fui lá expressamente para participar num encontro com o Papa Bento XVI. 
Hoje, para desanuviar, vou passar pela Mata da Gafanha. O ar é puro e o silêncio é de ouro. 

Fernando Martins 

Sem comentários:

Enviar um comentário