sexta-feira, 27 de setembro de 2019

“A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção”.


O Museu Vista Alegre inaugura a 4 de Outubro, pelas 21h00, a sua nova exposição temporária: “A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção”. 
Esta exposição, organizada pela Vista Alegre e a Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Aveiro, pode ser visitada todos os dias, incluindo fins-de-semana, até 31 de Dezembro, das 10h às 19h. A entrada é livre. 
A exposição “A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção” revela ao público a ligação entre a arte da porcelana e a devoção, reunindo peças de Paróquias da Diocese de Aveiro, de coleccionadores privados e do espólio do Museu Vista Alegre. A porcelana Vista Alegre apresenta-se, nesta exposição, como um reflexo das relações entre as práticas devocionais e as representações artísticas e património vivo e vivido, em partilha permanente com as
comunidades. 
Sobre esta exposição, D. António Manuel Moiteira Ramos, Bispo de Aveiro, afirma: “A Vista Alegre mostrou-se, desde cedo, audaz no campo da arte da porcelana, sobretudo por ter investido em ultrapassar as várias dificuldades deste caminho. Procurou conhecer para iniciar. Procurou aperfeiçoar para melhor servir. Somos todos testemunhas disto mesmo, e a Comunidade Cristã não é excepção. As peças de porcelana fabricadas pela Vista Alegre para o serviço do culto e devoção dos cristãos são marcadas por uma beleza ímpar, sempre destacando a sua delicadeza que nos atrai e nos eleva à Fonte da Beleza, Deus.”

Fonte: Página da Diocese de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário