quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Programa Revive aposta no Forte da Barra



«O Forte da Barra de Aveiro, também conhecido como Forte Pombalino, Forte Novo ou Castelo da Gafanha, fazia parte do conjunto de fortalezas joaninas edificadas entre 1642 e 1648, cuja disposição visava reforçar as fronteiras do reino.
Foi edificado no século XVII, no período pós-Restauração. Em meados do século XIX, a fortaleza perdeu importância defensiva e estratégica, sendo desativada das suas funções militares. Ainda serviu de local de orientação para entrada de barcos na Barra de Aveiro, perdendo essa função com a construção do Farol da Barra.
É uma obra do tipo abaluartado, restando, atualmente, uma pequena cortina de dois meios baluartes. Depois que deixou de ser necessária a defesa do Rio Vouga, foram edificadas construções sobre a cortina e o meio baluarte norte. No baluarte sul foi erguida uma torre de sinalização, mas, nesse lado, ainda é visível parte da escarpa, cordão e três canhoeiras cortadas no parapeito.
Em pleno Porto de Aveiro, tem uma localização privilegiada sobre a foz do rio Vouga.»

Nota: 

1. Texto e Foto do Programa Revive;
2. Pretende-se dar vida ao Forte da Barra, incluindo a Casa da Direção;
3. Espera-se que não faltem interessados no aproveitamento daqueles espaços, de forma a dignificar um edifício de interesse público. 

1 comentário:

  1. Desde há muito, que somos de opinião que deve ser reabilitado o Conjunto do Forte da Barra e, disso mesmo, demos conhecimento verbal e escrito às sucessivas Administrações do Porto de Aveiro.
    E acrescentámos que uma parte do imobiliário deve servir para instalar o Museu da Ria de Aveiro, com as espécies animais e vegetais e produtos retirados da Laguna.
    Ficamos com a esperança de que seja desta vez.
    Humberto Rocha

    ResponderEliminar