Boa disposição à mesa com bons petiscos de bacalhau (Foto da CMI) |
Feito o balanço provisório, há sinais concretos de que o Festival do Bacalhau, que decorreu no Jardim Oudinot, no passado fim de semana, foi um êxito, havendo a promessa de que no próximo ano ainda será melhor. Sendo assim, congratulo-me pelos resultados alcançados e pelo entusiasmo manifestado pela Câmara de Ílhavo no sentido de apostar com redobrada força para que o Jardim Oudinot, uma bela sala de visitas da nossa terra, continue a ser motivo de orgulho para toda a região.
O "fiel amigo" foi rei durante o Festival, congregando famílias e pessoas oriundas de várias zonas do país, mas não podemos esquecer tudo o que serviu de atração naquele privilegiado espaço banhado pelo laguna, destacando-se, a meu ver, os concertos musicais, os concursos, os pavilhões, o Navio-museu Santo André, a corrida mais louca, as velhas pasteleiras com ciclistas vestidos a rigor, à moda antiga, e tantas outras festas que animaram os visitantes, encaminhando toda a gente para os petiscos recriados à volta do rei-bacalhau.
Quem, como eu, não pôde participar no Festival, por razões diversas, não terá hipótese de falar, em rigor, do que realmente aconteceu. Contudo, porque ouvi e li encomiásticos pareceres sobre o festival deste ano, não posso deixar de salientar que esta festa foi e continuará a ser motivo de visita à nossa região no ferial mês de Agosto.
Os meus parabéns à autarquia municipal pela festa que promoveu e organizou, mas ainda a todas as instituições concelhias, e não só, que deram o seu melhor ao Festival do Bacalhau de 2019. Para 2020 haverá mais.