sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Soneto para este outono

Sou um cansaço que findou no sono 
Narciso Alves in “Para Além do Adeus”, p. 93 


                                              Sou um cansaço que findou no sono
                                              Da tarde triste em que morreu o dia
                                              E quando a noite o meu corpo acolhia
                                              O sol desceu do seu dourado trono.

                                              A doce paz nasceu desse abandono
                                              Mistura de mistério e nostalgia
                                              E, aos poucos, o meu ser desfalecia
                                              Como folha que tomba pelo Outono.

                                              A mansidão abraça-se ao sossego
                                              E eu fico numa luz, num aconchego
                                              Como nunca, em meus dias, eu vivi.

                                               O tempo foi passando devagar
                                               E não sendo eu capaz de me acordar
                                               Só então é que eu soube que morri.

                                                   Domingos Freire Cardoso

                                                   Do livro “Por entre poetas”

Sem comentários:

Enviar um comentário