sábado, 17 de novembro de 2018

Dia Mundial da Criatividade - Fugir do Trivial


Celebra-se hoje o Dia Mundial da Criatividade, celebração esta que não é muito falada, mas devia ser. Neste mesmo dia, ainda se comemora o Dia Mundial do Não Fumador, o Dia Mundial da Prematuridade e o Dia Internacional dos Estudantes. Na impossibilidade de escrever umas notas sobre cada dia, fico-me pela indicada em epígrafe. Contudo, mantenho-me  disponível para aceitar os escritos de quem o desejar fazer. 

O Dia Mundial da Criatividade visa enaltecer a importância do capacidade criativa para a vida humana, sendo fundamental “libertar a imaginação e inventar”, na certeza de que “o potencial criativo está em todas as pessoas, mas não flui com facilidade”, lê-se em notas referentes a este dia. 
Nesses pressupostos, urge estimular, a começar por cada um de nós, as pessoas a avançarem para a resolução de problemas, descobrindo novas soluções, tendo em conta que a mente humana tem imensas capacidades à espera de boas oportunidades para se manifestarem. Nessa linha, estão todas as tentativas, nossas ou de outros, que nos levem a fugir do trivial, assumindo tarefas originais nas mais diversas áreas. Escrever, pintar, desenhar, colecionar, filmar, fotografar, recriar artesanato e apostar, nas mais diferentes funções, em tarefas que nos libertam do ramerrão dos nossos quotidianos. 

Fernando Martins

Sem comentários: