quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Festa em honra da Senhora dos Navegantes

Senhora dos Navegantes, 
Forte da Barra, 
Gafanha da Nazaré, 
16 de setembro






Como manda a tradição, vai realizar-se no Forte da Barra, Gafanha da Nazaré, a já famosa Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, no próximo dia 16 do corrente mês. A organização é da responsabilidade do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em parceria com a paróquia, contando com apoios diversos, nomeadamente, do Porto de Aveiro, Câmara de Ílhavo, Junta de Freguesia, Associações de Pescas e Instituto da Juventude e Desporto, entre outras entidades públicas e privadas. 
A celebração da Eucaristia, por volta das 16h30, frente à igreja do Forte da Barra, como ponto alto da devoção do povo marítimo e seus familiares à Senhora dos Navegantes, conta com cânticos interpretados pelos grupos e ranchos que participarão no festival de folclore, pelas 18h30. 
Nota alta vai também para a procissão pela Ria de Aveiro, antecedida de uma outra, por terra, entre a igreja da Cale da Vila e o cais de embarque, n.º 3, do Porto Bacalhoeiro. Aí, a traineira Jesus nas Oliveiras recebe o andor de Nossa Senhora dos Navegantes, irmandades, Filarmónica Gafanhense e autoridades civis e religiosas, bem como muito povo. Outros andores seguirão noutras embarcações. 
O desfile pela laguna aveirense terá início pelas 14h30, seguindo, ao lado e atrás do barco Jesus nas Oliveiras, moliceiros, mercantéis, saleiros, bateiras, barcos de recreio e de pesca artesanal, todos decorados e embandeirados em sinal de festa, ou não fosse a Senhora dos Navegantes a protetora de quantos trabalham e se divertem na laguna aveirense e no mar. Em São Jacinto, há o encontro com a Senhora das Areias e suas gentes, gesto simbólico da proximidade entre povos separados, desde 8 de abril de 1808, aquando da abertura da Barra de Aveiro. 
No festival, participam o Grupo Folclórico de Castelo de Neiva, o Rancho Folclórico do Centro Social Cultural e Recreativo Arvorense de Vila de Conde e o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário