domingo, 29 de julho de 2018

Festa em honra de Nossa Senhora do Pranto

Associação de Amigos da Nossa Senhora do Pranto, 
Cimo de Vila - Ílhavo, 
trabalha na defesa da história e da festa da padroeira! 






A Associação de Amigos da Nossa Senhora do Pranto foi fundada em Março de 2016 e é uma instituição exclusivamente constituída por particulares, com o único objectivo de manter e divulgar as tradições e a história das festividades em torno da Nossa Senhora do Pranto, cuja Capela se situa em Cimo de Vila, existindo desde o séc. XVII, segundo os historiadores. 
O actual elenco directivo foi eleito este ano, devido à demissão da anterior direcção. Desde essa altura, tem desenvolvido várias iniciativas de índole popular, como a noite de fados, que teve casa cheia, o festival da sardinha que, durante dois dias, teve a presença de muitas centenas de pessoas, e, ainda, a edição de Pagelas — "Gentes da nossa Terra" — que já vai na 13.ª publicação. 
Recentemente, foram mandados reparar, numa fábrica, em Braga, os dois sinos da capela, os quais não estavam em condições de segurança, devido à madeira e às ferragens que necessitavam de serem substituídas. Curiosamente, e após limpeza dos mesmos, estão agora visíveis as datas de 1866 da fundição de Cantanhede de Joaquim Dias Sorrilha de Campos e de 1939 da Fundição Sinos Nova Lusitânia de Ermesinde.
Outra iniciativa a decorrer é a recuperação do Arco Alegórico, peça centenária e que representa o principal ícone das gentes de Cimo de Vila e da festa de 15 de Agosto para a qual elementos da direcção e muitos residentes em Ílhavo já se encontram a trabalhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário