quarta-feira, 26 de março de 2014

RÁDIO TERRA NOVA CELEBRA ANIVERSÁRIO

25 anos aos serviço 
das nossas terras e das nossas gentes

Vasco Lagarto:
o grande timoneiro da RTN desde a primeira hora


 Subsídios para a sua história 


A RTN nasceu na década de 80 do século passado, num período de baixa de preços dos equipamentos de emissão. Um pouco por todo o mundo, e em Portugal também, surgiram rádios locais, muitas vezes direcionadas para simples bairros. Pretendia-se divulgar iniciativas de instituições dos mais variados ramos, que nunca tinham vez nem voz nas rádios nacionais. O boom das “rádios piratas” foi de tal ordem elevado, que as entidades oficiais não tiveram qualquer hipótese de impedir o seu funcionamento.
Em 12 de Julho de 1986, a RTN, mesmo sem batismo, foi para o ar, na sede da Cooperativa Cultual. Diz a sua história que eram 11.30 horas de um sábado. «Ligámos apenas um amplificador e passámos música gravada», recorda Vasco Lagarto.
Em 31 de Dezembro de 1988 “calou-se”, por imposição do processo de legalização entretanto iniciado. Mas em 26 de Março de 1989, num domingo de Páscoa, agora com alvará e com as exigências de legislação entretanto aprovada, reiniciou as suas emissões, assumindo um projeto voltado para as realidades culturais, sociais, desportivas e outras das comunidades envolventes, num raio de ação que hoje chega aos 50 quilómetros.



Posteriormente, adotou o nome Terra Nova, não só em homenagem a quantos viveram a saga da Faina Maior — Pesca do Bacalhau — nos mares do mesmo nome, mas ainda por refletir o sonho de quantos apostam numa terra nova, no respeito pelo progresso sustentado e pelos direitos humanos.
A sua programação assenta na informação e na atualidade regional e nacional, juntamente com uma cuidada escolha musical. Os programas de “palavra”, com personalidades que, pela sua formação académica ou experiência profissional, têm um papel preponderante na realidade regional, ocupam sempre lugar especial.
Com estúdios centrais na Gafanha da Nazaré, em espaço cedido no Centro Cultural da nossa terra, emite em FM 105.0Mhz, para os concelhos de Ílhavo, Aveiro, Vagos, Estarreja, Murtosa, Ovar, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Oliveira do Bairro, Anadia, Cantanhede e Mira.


Fernando Martins

NOTA: Ficaria zangado comigo mesmo se cometesse a injustiça de esquecer esta data. Lembrei-me a tempo de felicitar, por esta forma, os que dirigem e trabalham na Terra Nova, remando contra uma maré difícil, mas não contra moinhos de vento. Penso que a grande maioria das Rádios Locais já acabaram os seus dias, talvez sem honra nem glória. Ou foram simplesmente absorvidas. Permitam-me que dirija uma palavra especial aos que contribuem dia a dia para que a Terra Nova se mantenha com vitalidade, com destaque para o Vasco Lagarto, a alma mater deste projeto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário