sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Diocese de Aveiro em festa

Dia da Memória - 11 de dezembro

D. João Evangelista


«O Papa Pio XI restaurou a Diocese de Aveiro pela bula “Omnium Ecclesiarum”, assinada a 24 de Agosto de 1938. Pertenceu ao senhor D. João Evangelista de Lima Vidal, que nesse mesmo dia fora nomeado Administrador Apostólico da Diocese recém-restaurada, executar esta bula a 11 de Dezembro desse mesmo ano. É por isso este o dia oficial da restauração da nossa Diocese.
Queremos, assim, no próximo dia 11 deste mês de Dezembro, lembrar todos os diocesanos numa grande celebração de acção de graças na Sé de Aveiro, às 19 horas. Convido e convoco toda a Diocese para esta celebração.
Na nossa existência cristã, temos bem presente a Igreja que somos na sua dimensão peregrina, purificadora e triunfante. Sabemos que a nossa fé acontece a partir do testemunho dos que nos precederam na vida e na fé. É por isso que neste dia queremos fazer memória de todos esses cristãos que nos legaram o dom da fé e trilharam antes de nós o caminho das bem-aventuranças.
Numa união de compromisso e de sonhos, entendemos fundamental saber dizer obrigado por tudo o que recebemos. A gratidão é virtude humana e por isso mesmo cristã. Queremos dizer obrigado pelo dom recebido desta Igreja que somos e por todas as vidas e testemunhos de leigos, consagrados, diáconos, presbíteros e bispos, que já partiram ao encontro de Deus: “Um dia vou dizer obrigado…Hoje é o dia!”»

Da Mensagem à Diocese de D. António Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário