quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morreu Nelson Mandela

Texto-base e foto do jornal  PÚBLICO 

O primeiro Presidente negro da África do Sul morreu nesta quinta-feira, anunciou o presidente sul-africano. O líder da luta anti-apartheid tinha 95 anos.




«Nelson Mandela foi um homem de gestos. Como este: apenas aceitou sair da prisão quando recebeu garantias de que todos os outros prisioneiros políticos seriam libertados como ele. O advogado e activista acreditou na luta pela libertação de todo um povo. Depois de 27 anos preso, foi eleito o primeiro Presidente negro na África do Sul. O seu legado vai muito além do seu país e do tempo em que viveu. Morreu nesta quinta-feira, com 95 anos, na sua casa em Joanesburgo.»

Ler mais aqui


NOTA: Nelson Mandela foi um lutador pela liberdade, pela justiça e pelos direitos humanos. Perseguido, preso e  humilhado, nunca foi derrotado e muito menos vencido. Os seus ideais haveriam de triunfar sobre um sistema político racista, terrivelmente injusto e inaceitável em pleno século XX. Com a vitória, Mandela impôs-se como homem justo e capaz de perdoar. Foi esta faceta que mais apreciei. A sua humanidade, a sua simplicidade e o testemunho de político que não espera honras fizeram de Mandela  um herói universalmente estimado. Para mim, Nelson Mandela é um verdadeiro Santo Laico, com direito a figurar nos altares dos nossos corações.


Sem comentários:

Enviar um comentário