Foto da rede global
Domingos Cardoso, conhecido poeta e estudioso das nossas realidades culturais e não só, escreveu um livro que, pelo tema abordado, o cemitério de Ílhavo, deverá ser uma obra muito interessante, tanto mais que não deixará de registar e mostrar curiosidades dignas de realce.
Garantiu-me o autor que se trata de um livro com 372 páginas e 307 fotografias. Mais ainda me disse que, segundo a gráfica, deverá pesar 1,2 quilos, acrescentando, com graça, que «se não for um livro bom será, pelo menos, um livro de peso».
Adiantou-me que escreveu sobre o cemitério de Ílhavo «numa abordagem» nunca seguida. Será, pois, um trabalho que todos esperamos venha a satisfazer as nossas curiosidades, ou não estejamos já a pensar no que terá Domingos Cardoso descoberto, sentido e registado num espaço de silêncios e de memórias, porventura à espera de serem partilhadas entre todos os que gostam do nosso passado ancestral e até do mais ou menos próximo.
No dia 20 de outubro, pelas 16 horas, no Hotel de Ílhavo, ficaremos a saber, então, o que escreveu Domingos Cardoso sobre o cemitério de Ílhavo.
Fernando Martins