segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia Internacional do Canhoto

Por Maria Donzília Almeida



Ser canhoto foi durante muito tempo um “defeito” que impunha ser corrigido. Ser dextro era a forma correta e normal de funcionar com os membros superiores e inferiores, apesar de ser mais visível no uso da mão direita para escrever e pegar nos objetos.
Ainda não se chegou a uma conclusão sobre a razão porque algumas pessoas utilizam preferencialmente a mão ou o pé esquerdos. É atribuído à genética, já que a incidência nos filhos de pais canhotos é maior - na família real britânica, os reis George II e VI, as rainhas Victoria e Isabel II e os príncipes Carlos e William são canhotos.
No entanto, durante muito tempo, foram olhados com desconfiança e obrigados a usar a mão direita para escrever, com a esquerda amarrada atrás das costas. As crenças antigas também associavam o lado esquerdo a algo conotado como negativo e o exemplo está em expressões como "acordar com o pé esquerdo" para simbolizar que alguém teve um dia mau.
Comemorado a 13 de Agosto desde a década de 70, o Dia Internacional do Canhoto foi instituído com o objectivo de desmistificar o uso da mão esquerda para tarefas habitualmente realizadas com a direita. E, tendo em conta a lista de personalidades canhotas, onde se destacam génios como Albert Einstein, Leonardo da Vinci ou Beethoven, ser canhoto está longe de ser um defeito. Pode ainda ser associado a um caso de genialidade, relacionada com a habilidade artística e visual, uma vez que é o hemisfério direito do cérebro que está nos comandos.
Contam-se entre os esquerdinos famosos:




Angelina Jolie (atriz); Tom Cruise (ator); Oprah Winfrey (apresentadora)
Bill Gates (magnata); António Lobo Antunes (escritor); Rainha Elisabeth II
A heroína francesa Joana D'Arc; Paul McCartney (ex-Beatles); Neil Armstrong (astronauta)
Ayrton Senna (piloto de fórmula I); Gandhi (dirigente e pacifista indiano)
James A. Garfield, Herbert Hoover, Hary S. Truman, Gerald Ford, Ronald Reagan, George H. W. Bush, Bill Clinton e mais recentemente, Barack Obama (presidentes dos Estados Unidos)
Fidel Castro (presidente); Aristóteles (filósofo grego); Júlio César (imperador)
Napoleão Bonaparte (imperador); Alexandre, O Grande; Adolf Hitler
Leonardo Da Vinci e Pablo Picasso (pintores); Benjamin Franklin (sábio inventor)
Maradona e Romário (futebolistas); Rafael Nadal (tenista)
Seria exagero afirmar que o canhoto é estigmatizado como no tempo de nossos avós. Mas os resquícios de uma época em que essa minoria não tinha voz ainda estão presentes. Sim, há uma discriminação contra o canhoto, ainda que involuntária —e foi para chamar a atenção contra essa atitude que se comemorou, em 13 de agosto, o Dia Internacional do Canhoto.
O Dia Internacional dos Canhotos (comemorado com feiras de produtos para esse nicho de mercado e por competições desportivas em que os destros ficaram de fora) é mais uma invenção dos britânicos em prol da "categoria". A mais conhecida delas foi estabelecer que os carros circulem do lado esquerdo da rua. Essa iniciativa, como se sabe, não pegou na maior parte do mundo. Nem teve como objetivo facilitar a vida dos canhotos.
Acredita-se que o hábito tenha tido origem no período medieval: cavaleiros seguravam o escudo com a mão esquerda, para proteger o coração, e a lança com a direita, fazendo com que eles circulassem do lado esquerdo das estradas, em caso de ataques. De qualquer maneira, é nesse Reino Unido campeão dos direitos das minorias que prospera um incipiente movimento dos canhotos. É provável, portanto, que, não por acaso, o país tenha sido o berço de um trabalho que mapeia os preconceitos contra canhotos.
Trata-se do livro de Chris McManus, professor de psicologia da University College de Londres.
O autor mostra que o lado esquerdo é sempre visto de forma negativa. "Há indícios de preconceito contra os canhotos desde que os homens têm usado a linguagem, há 100 mil anos ou mais". A discriminação, na verdade, começa na própria língua, qualquer que seja ela. Em português, canhoto também tem o sentido de inábil, desajeitado. Destro, ao contrário, significa aquele que é dotado de destreza, hábil, ágil, direito, correto. Em francês, o adjetivo canhoto ("gauche") é sinónimo de inepto, acanhado, sem refinamento. "Vai, Carlos, ser "gauche' na vida", escreveu Drummond de Andrade, um destro com alma canhota. "Sinistro", em italiano, é algo de mau agouro, fúnebre, ameaçador.
O termo inglês ("left-handed") é descritivo, neutro.
Hoje, ninguém contraria a inclinação de uma criança, quando ela é “de esquerda! E no que se refere à minha experiência profissional, tenho verificado que a caligrafia dos canhotos é em grande maioria mais bonita e regular. O toque da genialidade!
E eu respeito tanto a tendência das pessoas que até tenho no meu rol de amigas, uma C. Canhoto, tia do reputado escritor José Luís Peixoto!

13.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário