quinta-feira, 17 de maio de 2012

MMI com programação variada para os dias 18 e 19 de maio





O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) vai oferecer, nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, uma programação variada, durante os dias 18 e 19 de maio, conforme informa a Câmara Municipal de Ílhavo, de que destacamos: Inauguração da exposição “Modelos de Embarcações do MMI”; Apresentação do “Guia Prático de Preparação de Algas Marinhas – Uma Coleção do Museu Marítimo de Ílhavo” de Américo Simões Teles (edição póstuma); Abertura na Sala das Conchas do MMI da exposição permanente da coleção de algas; e a Assinatura de Protocolo com a TEAM – Truques e Engenhocas, Associação de Modelismo.
Marco incontornável da História e Cultura das gentes de Ílhavo, o MMI tem constituído uma aposta central da CMI na promoção e conservação do património do Município que tem “O Mar por Tradição”, afirmando-se com elevado sucesso, muito em especial desde o dia 21 de outubro de 2001, aquando da inauguração do seu atual edifício.
O MMI, que foi integrado na Rede Portuguesa de Museus em 2010, é hoje uma referência na museologia portuguesa, diferenciadora do Município, da Região de Aveiro, da Região Centro e de um Portugal intimamente ligado ao Mar.
Com um reconhecido percurso de 75 anos, o MMI viveu nesta última década um novo ciclo de vida, registando mais visitantes do que em toda a sua história anterior, tendo no ano passado alcançado os 500 000 visitantes. Está garantido, por isso, que a autarquia vai reforçar a aposta na Cultura Marítima, dotando o museu com novas componentes, nomeadamente, a investigação e inovação e o aquário.
A componente “investigação e inovação” vai ser o resultado da aposta da CMI na requalificação do edifício da antiga Escola Preparatória de Ílhavo, tendo ativado, no passado dia 31 de março, o novo Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar-Ílhavo).
O “Aquário de Bacalhaus” é uma obra que está neste momento em curso, localizada nos terrenos mais a Norte dos espaços exteriores da antiga Escola Preparatória de Ílhavo, a Poente do MMI, e que certamente representará um novo elemento de atração do Município de Ílhavo, contribuindo para a dinamização do turismo e do setor económico local.

 Fonte: CMI


Sem comentários:

Enviar um comentário