quinta-feira, 24 de maio de 2012

DIA EUROPEU DOS PARQUES NATURAIS

POR MARIA DONZÍLIA ALMEIDA




Parque Natural é uma área que se caracteriza por conter paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, significando uma simbiose entre a actividade humana e da Natureza e que apresenta amostras de um bioma ou região natural.
Em Portugal, existem actualmente treze Parques Naturais: Montesinho, Douro Internacional, Litoral Norte, Alvão, Serra da Estrela, Tejo Internacional, Serras d'Aire e Candeeiros, São Mamede, Sintra-Cascais, Arrábida, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vale do Guadiana e Ria Formosa. Os Parques Naturais da Serra da Estrela e Arrábida foram criados em 1976 enquanto o do Litoral Norte data de 2005.




A actual extinção de um número crescente de espécies coloca o planeta num momento crítico ao nível da conservação da natureza e da sua biodiversidade. A noção de urgente preservação da biodiversidade, ou seja, a manutenção da variabilidade dos organismos vivos deverá ser de fácil assimilação pelos cidadãos. São conhecidos de todos, os exemplos de espécies que povoaram o nosso planeta e que hoje se limitam ao imaginário dos jovens e das crianças.
“Defender o património natural e a sua maravilhosa diversidade é uma obrigação que deriva desde logo do conceito de património além de ser também uma questão de sobrevivência…”

24.05.2012


- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário