terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O que pode uma pessoa fazer pela cultura



Manuel Serafim mostra as suas coleções

Manuel Serafim é um gafanhão muito dado à cultura, sob várias formas,  aliando a esse dom a arte de fazer amigos,  a generosidade de se dar e o gosto de se envolver nas mais diversas iniciativas comunitárias.
Agora na reforma descobriu tempo para valorizar o amor pelo colecionismo, amor esse que lhe vem de longa data. Mostra, por esta forma, como podemos continuar a ser úteis, numa altura da vida em que muitos, reformados como ele, se quedam por aí com a cabeça cheia de nada, alimentando conversas de café estéreis.
Daqui felicito o meu amigo Manuel Serafim que, com a vida cheia, ainda consegue tempo para tantos gostos que nos podem elevar a todos.

Pode ver mais aqui

4 comentários:

  1. Os meus parabéns ao amigo Serafim por esta magnifica iniciativa. Assim, quem pretender conhecer a realidade da Gafanha do inicio do século XX, pode fazê-lo, não correndo o risco de chegar à Casa Gafanhoa e bater com o nariz na porta.
    Penso que deviam mudar-lhe o nome para "Casa Fechadoa", pois é de lamentar que um investimento daqueles esteja sempre fechado e a degradar-se. De quem é a culpa?
    Da CMI ou do Grupo Etnográfico? Ou de ambos?
    Que é de lamentar, é.

    Um Gafanhão atento...

    ResponderEliminar
  2. Caro "Gafanhão atento":
    Fique descansado que o património não está a degradar-se, muito pelo contrário, é alvo de manutenção diária.E se há alguém que nada tem que ver com esta matéria,naturalmente no que concerne à evocada preservação, são precisamente as entidades que evocou. Como diz o provérbio latino," A César o que é de César"
    Pedro Lourenço

    ResponderEliminar
  3. De salientar a atenção e generosidade das palavras do ilustre Professor Fernando, consciente da herança de valores e do gosto pela História, que o pai Serafim sempre soube transmitir e partilhar.

    ResponderEliminar
  4. Obviamene que estou a louvar a iniciativa do Sr. Serafim e a criticar a situação em que se encontra a "Casa Gafanhoa". O meu lamento é que se gastem dinheiros públicos, num Museu que depois está sempre fechado. Pelo contrário, o Sr. Serafim com a sua vontade e tenacidade, consegue mostrar o seu espólio.
    Mais uma vez parabéns Sr. Serafim.

    Um gafanhão atento

    ResponderEliminar