domingo, 4 de dezembro de 2011

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 266


DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM – 49 



GRÃO DE BICO COM BACALHAU 

Caríssima/o: 

De facto a bicicleta não anda a grão de bico com bacalhau, mas ... 
Uma noite, de regresso das aulas que frequentavam na Escola Comercial de Aveiro, numeroso grupo de ciclistas ansiavam por chegar a casa para matar a fome depois de um dia de trabalho seguido das tais lições (que seguiam voluntariamente com a mira de uma valorização pessoal e... profissional). 
Como dá para imaginar, as energias não seriam muitas e as bicicletas deslizavam suavemente quase ao passo de carneiro mal morto. Não havia pressas, o luar espraiava o horizonte, a conversa corria entre risos. 
Nada fazia prever que, de repente, se aproximasse um que partira mais tarde e os ultrapasse a todos. Espanto! Podia lá ser que o António Vareta estivesse com tanta pressa que nem lhe permitia saudar os companheiros!... Mas era verdade: ele já ia bem lá à frente! 
- António! Eh António! Que se passa, homem? Vais a fugir de alguém?!- gritou-lhe em ar de troça um deles. 
Sem se voltar para trás e a pedalar cada vez com mais intensidade, o nosso jovem ainda arranjou forças para responder: 
- Eh, pá tenho que ir e depressa... 
- Tem calma. 
- Não, não! Tenho que me despachar!... Hoje a ceia é grão de bico com bacalhau e eu gosto muito... mas tem de ser quente!... 
Mais não se ouviu e rapidamente fugiu da vista dos outros companheiros não fosse a ceia ficar fria! 

Manuel

1 comentário:

  1. Olá Prof. Olívio.

    MAS ONDE É QUE EU JÁ LI ISTO ?!

    Ângelo

    ResponderEliminar