quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UM SORRISO, UMA ESPERANÇA


Maria Donzília Almeida 

Solidariedade
Maria Donzília Almeida

Está a decorrer na escola, nesta semana de 21 a 25 de Novembro, uma atividade, em prol da LPCC- Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Teve como principais dinamizadoras, a professora de Moral e uma professora de História. Fazem parte de uma equipa de apoio à referida instituição, composta por várias pessoas, professores e funcionários, nas quais também me incluo. Cada um, conforme as suas aptidões e disponibilidade, colaborou com ideias e trabalho, na decoração do balcão de vendas, organização e angariação de “patrocínios”. É neste espaço que são expostos os vários artigos e acepipes, onde os alunos e restante comunidade escolar, vêm comprar, dando assim o seu contributo para a causa.
Num espírito de partilha e desprendimento, toda a comunidade contribuiu, no sentido de ajudar aqueles que já foram atingidos pelo cancro e/ou aqueles que poderão, no futuro vir a padecer do mesmo. A classe científica está a trabalhar, numa investigação intensa, almejando alcançar a cura desta enfermidade.
A venda e a extração de rifas, decorreu, hoje, toda a manhã. De tarde, chegou à escola, vinda do núcleo de voluntariado da LPCC de Coimbra, uma equipa, para dar aos alunos informação científica sobre o cancro. Esta decorreu em local acolhedor e muito confortável - a biblioteca da escola. Correu muito bem a palestra da jovem oradora, os alunos participaram com espírito cívico e no fim puseram, muito ordeiramente, as questões que a sua tenra idade, ainda lhes coloca.
Tivemos bem patente, a forma como funciona uma escola viva, dinâmica e integrada no seu tempo. Uma escola que não se fecha na sua intelectualidade científica, mas sim uma escola que se abre ao meio, numa estreita relação de partilha.
Por fim, para desdramatizar, um pouco, o pesado do tema e, porque a esperança vence a adversidade, foi lido o poema, escrito para o efeito.

Maria Donzília com alunos



Um Sorriso, uma esperança

Se esta vida, por vezes nos castiga
Criando, em nós, um grito de revolta
Também desperta, em nós, e põe à solta
Tanta energia que esta dor mitiga!

E como, em seara verde, a loura espiga
Que nasce e amadurece, à nossa volta
Em promessas de vida vem envolta
E à luta persistente nos instiga!

É a vida a latejar nesta verdade
Buscando um sentido p’ra lutar
E vencer toda esta adversidade!

A alegria genuína nos invade
Na esperança que nos faz continuar
D’ mão dada c’o sorriso em irmandade!

Maria Donzília Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário