terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reitor de Coimbra avisa que "canudos" não valem nada sem conhecimento

Bons conselhos para estudantes


O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, alertou, esta terça-feira, os estudantes caloiros de que as licenciaturas não servem para nada se estes não procurarem o conhecimento e a aquisição de competências. "Vocês vieram à procura do diploma, do canudo, mas posso dizer-vos já que isso não serve para nada. Aquilo que aqui têm de procurar é conhecimento", enfatizou o reitor na sessão de boas-vindas aos caloiros, que decorreu no Teatro Académico Gil Vicente.
João Gabriel Silva salientou que já "há muitos anos um canudo deixou de dar direito a um emprego" e advertiu os alunos para não usarem "truques, nem aldrabarem" nas avaliações das cadeiras, sob pena de se estarem a enganar a si próprios.
"A vossa tarefa-base aqui é exercitarem a vossa cabeça, aprendendo, sabendo encontrar novos caminhos, tendo a curiosidade, o empenho e a força para o fazer, mas essencialmente o que vocês vão levar da universidade é conhecimentos e competências", sublinhou, perante centenas de caloiros.
O reitor, que começou por dar as boas-vindas à "melhor universidade portuguesa", salientou que se o percurso dos estudantes "for construído neste sentido valeu a pena". "De outra forma desistam já, não vale a pena", concluiu.
No JN

Sem comentários:

Enviar um comentário