A CORRENTE E OS PNEUS
Caríssima/o:
Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projectou uma bicicleta semelhante às actuais. Possuía guiador, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes.
Foram introduzidos os pedais no centro, a tracção passou para a roda traseira, através de uma corrente de transmissão, utilizando uma ideia de Leonardo da Vinci, de há 400 anos.
Com a sua morte, o seu neto aperfeiçoou o seu desenho e criou a Rover, conhecida também como “Safety Bike”, bicicleta em que as duas rodas têm a mesma dimensão ...
A bicicleta Rover, fabricada pela Starley & Sutton, a partir de 1885, é o que existe de mais próximo da bicicleta moderna, dando base à sua construção...
Publicitada como bicicleta segura, a Rover entra no mercado mas tem uma péssima aceitação inicial...
As suas rodas de igual dimensão causam rejeição aos consumidores e a tracção por corrente é uma novidade que gera cepticismo aos ciclistas conservadores, já acostumados ao Ariel...
Contudo, a bicicleta é aceita pelo mercado pelas suas qualidades e em 1890, todos os projectos desenvolvidos nesta área são baseados na Rover...
Entretanto, em 1887, o veterinário escocês James Boyd Dunlop queria melhorar o triciclo de madeira do filho e usou um tubo oco de borracha preso à roda por tela, e inventa o pneu que vem trazer aos novos veículos um maior conforto e resistência..
Também melhorias foram realizadas um ano depois pelos irmãos Édouard e André Michelin, que desenvolveram um sistema novo de fixação do pneu à roda através de cavilhas (antes era por meio de tiras de pano).
Surgiu assim e desenvolveu-se o pneu.
A novidade dos pneus com câmara trouxe grandes vantagens no conforto e na tracção...
Manuel