domingo, 12 de junho de 2011

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 241

DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM - 24 


A CORRENTE E OS PNEUS        


Caríssima/o:

Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projectou uma bicicleta semelhante às actuais. Possuía guiador, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes. 
Foram introduzidos os pedais no centro, a tracção passou para a roda traseira, através de uma corrente de transmissão, utilizando uma ideia de Leonardo da Vinci, de há 400 anos. 
Com a sua morte, o seu neto aperfeiçoou o seu desenho e criou a Rover, conhecida também como “Safety Bike”, bicicleta em que as duas rodas têm a mesma dimensão ... 
A bicicleta Rover, fabricada pela Starley & Sutton, a partir de 1885, é o que existe de mais próximo da bicicleta moderna, dando base à sua construção... 
Publicitada como bicicleta segura, a Rover entra no mercado mas tem uma péssima aceitação inicial... 
As suas rodas de igual dimensão causam rejeição aos consumidores e a tracção por corrente é uma novidade que gera cepticismo aos ciclistas conservadores, já acostumados ao Ariel...
Contudo, a bicicleta é aceita pelo mercado pelas suas qualidades e em 1890, todos os projectos desenvolvidos nesta área são baseados na Rover... 
Entretanto, em 1887, o veterinário escocês James Boyd Dunlop queria melhorar o triciclo de madeira do filho e usou um tubo oco de borracha preso à roda por tela, e inventa o pneu que vem trazer aos novos veículos um maior conforto e resistência.. 
Também melhorias foram realizadas um ano depois pelos irmãos Édouard e André Michelin, que desenvolveram um sistema novo de fixação do pneu à roda através de cavilhas (antes era por meio de tiras de pano). 
Surgiu assim e desenvolveu-se o pneu. 
A novidade dos pneus com câmara trouxe grandes vantagens no conforto e na tracção... 

Manuel 

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