Até 15 de maio
«Oriente-Ocidente»
Na Galeria da Capitania do Porto de Aveiro, encontra-se patente, até 15 de maio, “Oriente-Ocidente, do mar das paixões ao mar da tranquilidade”, de Marcos Sílvio. Considerando-se «mais marinhista que paisagista», o artista, que em 2011 celebra 35 anos de carreira, confessa que a sua temática preferida é, «sem dúvida, o mar e tudo o que lhe diz respeito», sendo mesmo considerado como «pintor do mar».
A exposição de pintura e modelismo, com temas essencialmente náuticos, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 14 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados das 15 às 19 horas.
Marcos Sílvio Silva nasceu em Ílhavo em 1935, mas foi a vila de Vagos que escolheu para viver e desenvolver não só a atividade de artista plástico, mas também a prática de modelista, dedicando-se nomeadamente aos modelos (em madeira) de navios históricos dos séculos passados.
Iniciou a sua carreira artística sob o ensinamento da pintura a óleo de um mestre ítalo-americano nos Estados Unidos da América. No seu currículo constam mais de setenta exposições, no estrangeiro e Portugal. Já recebeu diversos prémios, incluindo uma menção honrosa numa das exposições bienais da Academia da Marinha, em Lisboa.
Fonte: Porto de Aveiro