quarta-feira, 25 de maio de 2011

Carlos Duarte publica mais fotografias em “Margens da Ria”

Carlos Duarte no lançamento do seu livro

O avô de Carlos Duarte

A ria vista das margens 
e as margens vistas da ria

O gosto pela fotografia e pelo jornalismo nasceu no Carlos Duarte ainda  menino. Com o avô, com quem viveu, que até tinha um pequeno laboratório para revelação. Paralelamente, surgiu a sensibilidade para o jornalismo. Estava habituado, desde tenra idade, a conviver com o Diário de Lisboa, com a Vida Mundial e com o Primeiro de Janeiro. Os seus olhares fixavam-se mais nas reportagens fotográficas do final da Segunda Grande Guerra.
Na Guerra de África, em Moçambique, viu reconhecido o seu talento pela revista Tempo de Moçambique e a vida, à volta da fotografia e do jornalismo, não mais parou. Conta no seu currículo com quatro exposições, na Gafanha da Nazaré e em Ílhavo, mas também na Costa Nova. “Margens da Ria” é o segundo livro. O primeiro, “40 anos de fotografia”, já esgotou duas edições. Para o mais recente, espera-se o mesmo êxito.
A reportagem fotográfica, sonho nascido há muito, continua a ser projeto em construção permanente, mostrando uma acuidade que o leva a estar em tudo o que é digno de registo na região. E ainda tem tempo para lecionar comunicação e fotografia na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo.
Questionado sobre os temas de sua predileção, garante-me que os não tem. «Gosto de fotografar tudo o que julgo que devo mostrar; e ainda hoje raramente escrevo um artigo para um jornal que não seja acompanhado de uma fotografia.»
Contudo, sublinha que «a ria (sou do signo dos Peixes) e a água, para mim, juntamente com o Sol, são os elementos da natureza de que mais gosto, e assim,  todas, ou  a maioria das imagens, os representam». E acrescenta: «a ria tem o céu azul que, para mim, é único, como "escrevia" nas suas telas o pintor Cândido Teles.»
Quem apreciar as fotografias agora editadas em livro por Carlos Duarte sente o sabor das margens da nossa ria. Limpa e airosa, popular e humana, colorida e próxima, festiva e abandonada, de trabalho e de recreio, dos limos e redes, das nuvens refletidas e dos montes de sal que se têm evaporado com o tempo.
As “Margens da Ria”, vistas das margens, aqui e ali vistas da ria. Bom cartaz para se gostar ainda mais da nossa Ria.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário