domingo, 13 de fevereiro de 2011

Um livro de Orlando Figueiredo: “os pássaros habitam a casa”



Orlando Figueiredo lançou, recentemente, mais um livro de poemas, com o título “os pássaros habitam a casa”, sendo a edição de El Taller del Poeta S.L. de Fernando Luis Pérez Poza. Trata-se de uma edição bilingue (português e castelhano), que traduz, de certo modo, as relações de amizade entre o autor e o editor.
Os pássaros que habitam a casa, no dizer do poeta, são palavras e pessoas que moram em si próprio, situando-se na posição de espera para brotarem sobre a forma de sonho e de poesia.

 «instalam-se
povoam-me
fazem os ninhos
no meu coração
no meu cérebro»

Orlando Jorge Figueiredo é da Gafanha da Nazaré, onde nasceu a 30 de novembro de 1957. É um dos fundadores do Grupo Poético de Aveiro, uma associação cultural que organiza recitais, divulgando poetas e poemas. Publicou “Esta rua é uma rua feliz” e “Guardador de sonhos”, participando em numerosos encontros de intercâmbio cultural em Portugal e Espanha. Tem poesia dispersa por várias revistas e antologias.
 
«iremos pelo mar adentro

iremos pelo mar adentro
o céu como testemunha
leremos poemas
como pescadores de poetas
são raros os poemas
são raros os peixes

voltemos ao mar
envoltos na névoa do tempo

teu olhar
cúmplice
sorrindo
no espelho
dos meus olhos

as gaivotas repetem
os nossos poemas de amor»

Assisti em Aveiro, no CETA (Círculo Experimental de Teatro de Aveiro), ao lançamento deste livro do nosso conterrâneo e amigo, na esperança de que a sua poesia venha a ser mais conhecida e apreciada na terra que o viu nascer. Aqui deixo este desejo, enquanto formulo votos dos maiores êxitos literários e pessoais ao Orlando Figueiredo.

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário