DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM - 6
A DRAISIANA
Caríssima/o:
Continuemos a acompanhar a “evolução” da bicicleta...
Foram precisas mais duas décadas e, em 1816, um barão alemão, Karl Friedrick Christian Ludwig Von Drais, com posses, desenvolveu a brincadeira. Desta vez o brinquedo recebeu um nome que lembra o seu criador.
Drais (1785 - 1851), inspector florestal e inventor nas horas vagas, foi o primeiro a construir um biciclo dirigível. A “draisiana” tinha evoluído, com a adaptação de um guiador ao celerífero, e já podia fazer curvas e travar precariamente, mas ainda era impulsionada com os pés; passou a contar com alguns acessórios, como eixos melhorados e assento, proporcionando maior conforto e velocidade.
A 5 de abril de 1818, o barão Drais apresentou o seu invento no Parque de Luxemburgo, em Paris. Von Drais usou-a para percorrer o trajecto entre Beaun e Dijon, na França, à velocidade média de 15 km/h, primeiro "recorde ciclístico".
A primeira corrida de draisianas aconteceu em 1819, tendo como vencedor um alemão de nome Semmler, que fez o percurso de 10 km em 31m e 30s...
Este conceito foi observado pelo inglês Denis Johnson, que colocou em fabricação a nova ideia... O mesmo projecto teve o nome de Hobby-horse na Inglaterra... Era uma modificação mais refinada, com selim ajustável e suporte para guiar e empurrar o veículo... Para travar, os condutores arrastavam os pés no chão, diminuindo assim a velocidade... Perdurou de 1817 até 1819, caindo no ostracismo mas deixou a base para os desenvolvimentos necessários aos outros veículos...
Em 1820, Von Drais adaptou a draisiana para as crianças, criando a primeira bicicleta infantil do Mundo!
Para o barão o “brinquedo” custou caro. Acabou falido em poucos anos tentando ganhar dinheiro com ele.