domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dia Mundial da Oração: 4 de Março, na igreja da Vera Cruz


Celebra-se na próxima sexta-feira, dia 4 de Março, às 21h30, na Igreja da Vera Cruz o Dia Mundial da Oração, movimento ecuménico de oração que remonta ao século XIX e preparado anualmente por mulheres de diferentes países.
A Liturgia foi este ano preparada pelas mulheres do Chile, um país da América do Sul muito noticiado recentemente na comunicação social, devido à tragédia dos 33 mineiros presos na mina de cobre de El Teniente, a 800 quilómetros de Santiago. Como pudemos observar, a fé cristã no Chile é uma realidade, 89% da população é católica romana, 10% professam a sua fé em igrejas evangélicas e os restantes 1% são constituídos por pequenas comunidades judaicas, cristãos ortodoxos e muçulmanos.
O tema escolhido para este ano, “Quantos pães tens?”, coloca-se hoje a um mundo mergulhado numa profunda crise económica, social e de valores morais. Um mundo que sofre. Ninguém pode fugir a esta realidade, sobretudo os cristãos para quem esta pergunta de Jesus deve actualizar-se diariamente, consciencializando-os para a responsabilidade na promoção de uma cidadania activa e uma cultura de solidariedade e abertura ao outro. O que tens tu para partilhar com o teu semelhante? Num mundo onde a fome é uma realidade, o ruído do dia-à-dia impede-nos muitas vezes de ouvir a angústia de tanta gente à nossa volta, partilhar o pão é sinal de solidariedade e Esperança em Cristo. Perguntemo-nos a nós próprios, quantos pães temos nós?
Para esta oração estão convidados todos os cristãos que se queiram unir neste dia a tantas outras vozes, pedindo ajuda a Deus para que possamos construir novas comunidades cristãs na acção e partilha para com todos os que nos cercam.

Texto enviado pelo Padre José Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário