sexta-feira, 8 de outubro de 2010

NOBEL DA PAZ PARA UM ACTIVISTA CHINÊS


Nobel da Paz atribuído ao dissidente preso Liu Xiaobo


O Nobel da Paz foi atribuído hoje ao dissidente chinês Liu Xiaobo, preso por protestar contra a ditadura do governo no seu país.
O PÚBLICO noticia que a mulher do galardoado se declarou «"absolutamente encantada" ao saber da atribuição do Prémio e pediu "com insistência" ao Governo chinês para libertar o seu marido.»
O Prémio Nobel da Paz de 2010, defensor dos direitos humanos e arauto da não-violência, tem mostrado, como salientou o Comité do Nobel da Paz, que «existe uma relação próxima entre os direitos humanos e a paz.»
Os ditadores, sejam eles da esquerda ou da direita, são gente diabólica e incapaz de reconhecer a importância da liberdade para o povo. Os protestos já se fizeram sentir, mas lá há-de vir o dia em que cairão do pedestal da tirania e da arrogância.
Na minha já longa vida, já vi cair algumas ditaduras e, se os homens livres quiserem, ainda poderei presenciar o estilhaço de outras estátuas nas pedras da calçada.

1 comentário:

  1. Sou pela liberdade e contra a opressão e violência.
    Desejo muito que os meus netos um dia, quando crescerem, venham a ser também homens livres, num País onde prevaleça a democracia.
    Acho que o Prémio Nobel da Paz não poderia ter sido melhor atribuído, já que esse homem é um guerreiro da paz.
    Beijinhos,
    Ana Paula Lourenço

    ResponderEliminar