quarta-feira, 11 de março de 2009

SPORTING sofre pesada derrota

Desporto: Saber ganhar e saber perder
O Sporting sofreu ontem uma pesada derrota. Foi a segunda grande derrota seguida com o mesmo clube alemão. Alguns adeptos, furiosos, protestaram veementemente contra os jogadores, equipa técnica e dirigentes. Houve insultos intoleráveis numa sociedade civilizada. Sempre aprendi que saber ganhar e saber perder faz parte das regras do jogo. Mas nem todos entendem isto. Julgo que temos de nos habituar a aceitar o jogo com todas as suas contingências. E os dirigentes, técnicos e jogadores como homens, sujeitos a errar, mas gente honesta. Dão aquilo que sabem e podem, mas não podem fazer milagres. A equipa do Sporting deu o que pôde dar. E a mais não é obrigado. Tenho visto, a nível do desporto, e não só, a "cultura" de que somos os melhores do mundo. A comunicação social não deixa de dar a sua ajuda. E depois, o povo, que vai nesta onda, acredita. Mas não somos, de facto, dos melhores. Somos bons em algumas coisas, mas também somos maus noutras. É assim em todo o mundo. As equipas portuguesas de futebol estão muito atrás das equipas espanholas, italianas, alemãs e inglesas, por exemplo. Nos campeonatos de futebol desses países, as nossas equipas, quando muito, teriam lugar numa divisão de honra, que não na Liga de topo. Os nossos clubes são o que são à medida das nossas realidades. Na passada semana foi dito que os três grandes (Sporting, Benfica e Porto) apresentaram défices astronómicos, que só as constantes negociações com empresários e a complacência dos bancos permite manterem-se vivos. Mesmo assim, há clubes que não pagam, com regularidade, aos seus técnicos, jogadores e demais funcionários. O Sporting está numa situação difícil. Muitos dos melhores jogadores deste país passaram pelo clube, mas, quando começam a dar a vistas, são comprados por quem mais lhes pode pagar. Está, por isso, a reformular a equipa, ano após ano. Isto gera uma enorme instabilidade, bem visível nas notícias que nos chegam. Não é possível fazer mais nestas condições de incerteza e de insegurança. Os bons resultados não podem nascer num clima destes. E como não podem, há que ter calma, na esperança de que o futuro próximo comece a melhorar. Mas com guerras, insultos e provocações não se vai a lugar nenhum.
Fernando Martins

6 comentários:

  1. Att. Ñ é equipa "italiana" mas sim alemã! Foi uma vergonha. Eu enfiava a cabeça num buraco se fosse do SCP. Viva o FC Porto... o maiooor!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. este sr que aqui escreve deve acordar muito cedo para dar cabo da cabeça aos "leões"...

    cmt

    ResponderEliminar
  3. Meus caros

    Enganei-me. Afinal o clube era, e é, alemão... Mas a ideia é a mesma...

    FM

    ResponderEliminar
  4. Sr Professor. Agora espero um artigo de opinião sobre o FC Porto que continua a dignificar Portugal lá fora, ao contrário de outros que só sabem perder.
    Escreva sobre a cultura portista.

    ResponderEliminar
  5. E sobre o clube da nossa terra, o NEGE...ninguém fala? Será que só os grandes merecem atenção e admiração?
    Olhem que dos pequenos e fracos também reza a história! E...eu sou bairrista, nestas coisas de futebol! Também se lhes deve dar a importância que merecem!
    E...fiquem a saber..que vou torcer para que o nosso querido NEGE comece a dar nas vistas! Mas...que não seja um Boavista! Já basta um!

    ResponderEliminar
  6. O que e preciso é ter coragem para falar e para agir... Fico à espera das vossas notícias

    FM

    ResponderEliminar