quarta-feira, 21 de maio de 2008

Festa do Corpo de Deus

Alegoria da Beira-Mar (Colecção Centro Paroquial da Vera-Cruz), de Gaspar Albino

No próximo dia 22 de Maio, dia santo de guarda e feriado nacional, ocorre a solenidade litúrgica do “Corpo e Sangue de Cristo”, denominada entre nós por Festa do Corpo de Deus. Embora a instituição do sacramento da Eucaristia seja celebrada em quinta-feira santa, no enquadramento do Tríduo Pascal comemorativo do Mistério da Redenção, a Igreja julgou oportuno, desde há séculos, consagrar um dia especial ao culto solene e, quando possível, com manifestações colectivas em honra do Santíssimo Sacramento. A intenção da Igreja é avivar no espírito dos católicos a fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

Como tem sido habitual, a solenidade do “Corpo e Sangue de Cristo” será celebrada na cidade de Aveiro da seguinte forma, além das Missas programadas:

- Às 16.00 horas, na igreja matriz da Vera-Cruz, Eucaristia concelebrada, sob a presidência do sr. Bispo de Aveiro.

- Às 17.00 horas, procissão eucarística, com a participação de Irmandades e Associações, que terá o seguinte itinerário:

- Largo da Apresentação, Praça 14 de Julho, Rua de Domingos Carrancho, Praças de Joaquim de Melo Freitas e de Humberto Delgado, Ruas de Coimbra e dos Combatentes da Grande Guerra, Praça do Marquês de Pombal e Igreja das Carmelitas, onde terminará com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Sem comentários:

Enviar um comentário