quinta-feira, 20 de março de 2008

Da comunicação faz-se Igreja




À medida que aquele canto ecoava por aquelas serranias, onde o vento já se fazia sentir com mais intensidade, dirigi-me, de imediato, para junto do tal grupo de jovens que tinha visto tempos antes, pois eram eles que entoavam este cântico de anúncio, de compromisso e de construção. Não servem as pedras para construir uma Igreja?
O estabelecimento da comunicação entre nós foi rápido, dando a impressão de que nos conhecíamos desde há muito tempo. E porque não? Não somos, todos, filhos do mesmo Pai? Não temos uma fé comum? Não estaríamos, todos, em “treino” espiritual?
Em brevíssimas palavras, direi que o Grupo era constituído por quatro raparigas e três rapazes, todos estudantes universitários. Eram de Vale de Cambra e estão inseridos em várias actividades eclesiais.
A dada altura da conversa, uma das jovens diz-me: “Vimos, para estas bandas da serra, para nos reencontrarmos com Jesus Cristo. E, depois de termos a certeza de que o reencontro foi feito, descemos a serra e Ele vem connosco.”
Por momentos, fiquei sem saber o que dizer, tal era a força da fé e a convicção que via na expressão daquele rosto. Recordei-me, mais uma vez, das palavras do Padre Tolentino Mendonça: ”Vamos ao deserto não para nos instalarmos nele, mas para fazermos dele um caminho para essa novidade pascal. Para grande alegria de Cristo, Homem novo.”
Eu que tinha ido até às bandas da Serra da Freita, para o meu “treino” espiritual, tinha acabado de experimentar que o silêncio pode ser aquilo que a gente quiser que ele seja, desde que tenhamos a possibilidade de o saborear no seu sentido autêntico da vida, através da nossa relação pessoal com Deus e com os homens.
Perante a fé firme daquela jovem, comparada ao granito que pisávamos, senti que “o silêncio não é uma ausência. É a presença plena, inteira e intacta do mundo.”
Muito ou pouco, nós éramos, ali e naquele momento, presença viva de Deus e do seu mundo.
O silêncio que procurávamos tinha dado o seu espaço a um “lugar de comunicação”. Comunicação essa que terá a sua plenitude quando anunciarmos e cantarmos, em alegria, que o Senhor Ressuscitou e está vivo!
Pouco depois, regressámos aos nossos lares, com algum frio e fome à mistura, mas com a certeza de que éramos, pelo menos, mais Igreja!

Vítor Amorim
:

Sem comentários:

Enviar um comentário