domingo, 2 de dezembro de 2007

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS – 49



TREVÕES ... A LENDA DO POÇO




Caríssima/o:

Venham comigo, acompanhar a Mariana, até Trevões. Servir-nos-emos de vários escritos:

«Entre as serras vestidas da Beira e os montes despidos do Douro, situa-se Trevões, povo tão importante e antigo que já os documentos medievais falam dele.
Foi cabeça de concelho até ao liberalismo, senhoreado por fidalgos de elevada estirpe, que aqui deixaram suas moradas, das quais a mais importante é o Solar dos Caiados Ferrões, numa construção que remonta ao século XVIII.
Durante muito tempo, numa casa apalaçada e com magníficos dourados, junto ao adro da igreja, teve o bispo de Lamego a sua residência de férias e de Verão.
»
[À Descoberta de Portugal, Selecções do Reader's Digest, 1982, pág. 95]

«É terra de remoto povoamento. Há documentos do século XII que se lhe referem. No final da Idade Média sofreu, como tantas outras da região de Riba-Côa e de Tarouca, as prepotências dos senhores de Marialva e Penedono, os Meneses, de cuja estirpe foi representante típico, pelo uso da violência, o mal afamado Sousa Coutinho. Aqui mesmo um prelado de Lamego foi preso e humilhado por esse fidalgo atrabiliário. A vila recebeu foral manuelino em 1512. Pela reforma de 1855, perdeu a categoria de cabeça de concelho. Na povoação decaída, há solares de algumas estirpes beiroas e transmontanas (Sarmentos, Caiados, Almeidas).
A igreja paroquial (mon. nac.), talvez do séc. XIII, conserva ainda acentuados traços da sua estrutura românica: paredes de grande espessura, arco do portal de ponto subido, cantarias sigladas.
»
[Guia de Portugal, Gulbenkian, 1988, vol. V, pág. 790]

«Desde a primeira dinastia que Trevões foi couto da Sé lamacense, pertenceu a vários senhores e ao rei (reguenga), povoada por carta de foro de 1159 de D. Afonso Henriques com D. Fernão Mendes «de Bragança» (Braganção) e D. Sancha Henriques, sua mulher e irmã do monarca (quem fez doação à Sé, tornando a vila «couto» episcopal e D. Dinis, na devassa, mandou respeitar).

D. Manuel I deu foral novo à vila e concelho de Trevões, a 15 de Dezembro de 1512. Teve hospital e misericórdia.
Trevões foi elevada a Paróquia no século XIII e tem como padroeira Santa Marinha que, segundo reza a história, foi uma das nove irmãs martirizada e perseguida por se converter ao cristianismo, acabando por ser degolada após sucessivas torturas, das quais saiu miraculosamente curada. Realiza-se em Julho a festa em sua honra.
É uma terra de grande religiosidade, bem patente no grande número de capelas e ermidas que apresenta e na existência de ricas tradições e manifestações de índole religiosa, não podendo deixar de destacar-se, a Capela de Nossa Senhora da Conceição do século XVII, situada na praça da vila, bem como a conhecida Procissão do Senhor dos Passos que se realiza em Abril durante a Semana Santa.
A sul ( e a mais de meia hora de tractor) levanta-se a serra do santo Sampaio e capela que deu origem a rivalidades e (graves) desentendimentos (até inícios da década de 70) com os de Penela que o disputavam. Por isso (antigamente) em dia de procissão (da freguesia à serra), o andor entrava às arrecuas na ermida (de costas voltadas para os de Penela).»
[De documento fotocopiado que possuo.]


Aqui chegados, dizei-me se há necessidade de lenda?
Mas para que não digam coisas, deixo-vos com uma deliciosa que encontrei no sítio da Escola de Várzea de Trevões, freguesia que fica mesmo ali ao lado:

«Era uma vez os mouros que habitavam em Várzea de Trevões e quando eram muito velhinhos pegaram em três panelas, uma contém pês(fogo), outra contém prata e a outra ouro. Enterraram as 3 panelas num poço e cobriram com uma rocha e terra, donde nasceu uma nascente.
Quem nelas mexer terá que encontrar a panela de ouro, pois se encontrar a de prata arrebenta com o poço, se encontrar a de pês(fogo) arrebenta com a Freguesia, daí nunca ninguém lá ter mexido para exploração da água.»


Esperando que tenham gostado do passeio, fica o

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário