sexta-feira, 16 de novembro de 2007

No Museu Marítimo de Ílhavo

Para ver melhor clicar na imagem


Colectiva de Fotografia "Meu Nome Mar"

Amanhã, 17 de Novembro, sábado, às 17 horas, o Museu Marítimo de Ílhavo inaugura a exposição colectiva de fotografia e instalação Meu Nome Mar, comissariada por Luis Oliveira Santos.
Nesta exposição participam quinze dos melhores fotógrafos portugueses e o escultor Alberto Carneiro, cuja expressiva instalação, O Mar Prolonga-se em Cada um de Nós, pertence às colecções da Fundação de Serralves. Esta exposição resultou da ideia de identificar na obra de reconhecidos fotógrafos portugueses alguns trabalhos de "temática marítima" susceptíveis de compor um diálogo colectivo e de permitirem ao público uma reflexão própria sobre os modos de representação do mar na fotografia portuguesa contemporânea. Este diálogo inédito, tornar-se-á ainda mais intenso mercê da presença imponente e fortemente material da instalação em chapa de ferro de autoria de Alberto Carneiro.

2 comentários:

  1. Aquilo não é chapa. São umas cantoneiras posicionadas de tal forma no centro da sala que levam os apreciadores de fotografia mais interessados a passar distraidamente por cima desta obra de arte. Da mesma constam também uns laivos de areia, e umas lages pretas no chão que se confundem com o pavimento da sala, da mesma côr.
    JM

    ResponderEliminar
  2. No próximo dia 1 de Dezembro, sábado, às 17 horas será apresentada neste museu a monografia "Barco Moliceiro: construção de um modelo, da autoria do Cap. António Marques da Silva. A apresentação estará a cargo do Com.te Rodrigues Pereira, Director do Museu de Marimha, onde esta obra também já foi apresentada.
    o Cap. Marques da Silva foi o último capitão do "Creoula" na faina da pesca e está intimamente ligado à Gafanha. Tem uma vasta obra no campo da literatura sobre a pesca do bacalhau e embarcações tradicionais em vias de extinção.
    Outra das suas artes é a construção de modelos de navios e embarcações emblemáticas.
    Um bom motivo para visitar o Museu Marítimo de Ílhavo no próximo sábado.
    JM

    ResponderEliminar