FESTA DAS "CAVACAS"
COMEÇA HOJE
::
Começam hoje os festejos em honra de São Gonçalinho, um santo muito popular que Aveiro deve assumir como seu, à semelhança do que acontece com o São João no Porto e Santo António em Lisboa. A ideia, que não é minha, ouvi-a a muito boa gente. Porque Aveiro gosta muito deste santo, cuja vida está envolta em muita lenda, e porque lhe atribuem muitos milagres. Até se diz, com alguma graça, que o Beira Mar, o clube mais representativo da cidade e região, não perde em dia de São Gonçalinho. Não conheço as estatísticas, mas que o povo diz isto, lá isso diz.
Estou em crer que não será tanto assim... O Beira Mar só ganha se jogar bem e com a garra que o santo pode inspirar nesse dia. Imaginem se os jogadores pensassem nisso em todos os jogos. De certeza que o Beira Mar não estaria no fim da tabela da Liga de Futebol.
Mas o São Gonçalinho também é a festa das cavacas. As promessas da oferta das cavacas são tantas que elas nunca faltaram para, nas horas marcadas, serem lançadas de cima da capela dedicada ao santo, para alegria e gozo de gente nova de todas as idades, da cidade e arredores. Por isso, daqui formulamos votos de que o São Gonçalinho continue a unir as gentes de Aveiro, não só em torno das suas tradições , mas também das propostas que ele nunca deixa de fazer, para todos se aproximarem um pouco mais de Cristo, que tanto amou.
A partir de hoje e até segunda-feira a capela de São Gonçalinho vai ser palco de uma romaria feita pelo povo. Novos e velhos por ali hão-de passar para venerar o santo e para comer cavacas. Boa festa e bom apetite.