Empresários
unidos pela Inclusão
Dez empresários portugueses criaram uma associação, denominada EIS – Empresários pela Inclusão, com o objectivo de apoiar projectos na área da Educação. Pretende-se, fundamentalmente, ajudar jovens em situação de exclusão escolar, através da concessão de bolsas e de acções de formação de professores.
A associação foi já apresentada ao Presidente da República, que teve, como se compreende, uma reacção extremamente positiva, ou não viesse este projecto na linha dos apelos feitos por Cavaco Silva à sociedade civil, no discurso do 25 de Abril.
O grupo inclui João Rendeiro, do Banco Privado Português, Eduardo Catroga, ex-ministro e empresário da Sapec, Joaquim Vieira Coimbra, da Labestal, Diogo Vaz Guedes, da Somague, Arlindo Costa Leite, da Vicaima, Horácio Roque, do Banif, Alexandre Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, Paulo Pereira da Silva, da Renova, e ainda Manuel Violas e Pedro Queiroz Pereira.
Trata-se de uma iniciativa oportuna e sobretudo pedagógica, porquanto pode servir de estímulo a outros empresários para que avancem com iniciativas semelhantes, no sentido de contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
Fernando Martins.