segunda-feira, 17 de abril de 2006

Basílica de São Pedro: 500º aniversário

Bento XVI apela aos fiéis para que sejam as pedras vivas da Igreja Católica O Papa Bento XVI apelou hoje aos fiéis para que sejam "as pedras vivas" da construção da Igreja Católica, por ocasião do 500º aniversário da fundação da Basílica de São Pedro em Roma. Bento XVI, que presidiu às cerimónias a partir de Castel Grandolfo, disse que gostaria de viver com todos a "alegria do aniversário muito significativo da colocação, a 18 de Abril de 1506, da primeira pedra da nova basílica de São Pedro, que todo o mundo admira pela harmonia das suas formas".
"Quero lembrar com gratidão os soberanos pontífices que trabalharam para que esta obra extraordinária se erguesse, por cima do túmulo de Pedro. Quero expressar toda a minha admiração pelos artistas que contribuíram com o seu génio para a edificar e embelezar e por todos os que participaram na conservação desta obra de arte e de fé".
"Neste feliz aniversário, desejo que todos os católicos sejam ‘pedras vivas’ para a construção da Santa Igreja", concluiu.
A basílica actual foi erigida sobre uma outra construída no século IV por Constantino, imperador romano que foi um forte defensor do cristianismo.
Foram precisos 120 anos e uma sucessão de dez arquitectos – entre eles Donato Bramante, responsável pelo projecto inicial, e Miguel Ângelo, que desenhou a cúpula com 120 metros - para a nova basílica ser consagrada, em 1626, pelo Papa Urbano VIII.
:
Fonte: "Público on-line"

Sem comentários:

Enviar um comentário