segunda-feira, 17 de abril de 2006

Presidente da Câmara de Ílhavo fala ao Diário de Aveiro

«Não sou
uma pessoa
de consenso» A primeira frase de Ribau Esteves durante a entrevista do Diário de Aveiro é uma espécie de cartão de visita do autarca social-democrata: «Não sou uma pessoa de consenso». O líder do município de Ílhavo faz o ponto da situação de várias obras que decorrem no concelho, dando conta de outras que quer ver concluídas durante este mandato
:
Durante a recente apresentação do Plano Estratégico do Porto de Aveiro, foi praticamente o único a quebrar o consenso em torno da qualidade do documento. Porquê?
Não sou uma pessoa de consenso, mas de ter opinião e de a partilhar com quem de direito. O que fiz foi referenciar a importância do Plano e a sua qualidade. Fui só eu a fazer notas de diferença, porque só eu abordei esse tipo de temática a dois níveis: nós não queremos um porto em si próprio, como zona industrial e logística, mas queremos que seja uma peça muito importante de uma plataforma de actividades logísticas e industriais. Ou seja, que além da área do porto faça um jogo de gestão com as áreas de localização industriais e logísticas pelo menos dos municípios que integram a Grande Área Metropolitana de Aveiro e a Associação de Municípios da Ria. É, no fundo, fazer com que o porto seja uma peça da co-gestão do desenvolvimento regional.
:
Nessa altura levantou ainda questões de menor relevância…
Sim, mas que têm uma importância grande para o porto, no seu carácter único, e que o Plano Estratégico nem sequer as referencia. São três: a pesca (único no país com pesca artesanal, costeira e longínqua, e unidades transformadoras do pescado); a Ria de Aveiro (que nunca é referida) e a gestão das áreas não portuárias (Jardim Oudinot, Forte da Barra e a Praia Velha).
:
(Para ler toda a entrevista, clique aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário